Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Nutricionistas indicam cinco aplicativos para cuidar da alimentação e da boa forma


‘iDrinkWater’
À primeira vista, um aplicativo para lembrá-lo de que é preciso beber água parece bobo. Deveria ser óbvio, inclusive, mas não é. No dia a dia, sentados à mesa de trabalho, muitas vezes passamos horas sem ingerir água, por diversos motivos: “Não dá tempo”, “esqueço”, “tenho preguiça de buscar”… Sentir sede, é bom lembrar, é o pedido de socorro do corpo, que, quando chega a este ponto, já está desidratado.
O “Beba água” é muito intuitivo, fácil de usar e bonitinho. Ele não só alerta você para beber água, como calcula a quantidade ideal de água para o seu corpo, de acordo com o seu peso.
Não é preciso fazer cadastro. Ao abrir o aplicativo, basta dizer o seu peso e a sua altura. Em seguida, ele informa quanto de água você deve ingerir por dia, respeitando seus números. Você, então, informa a hora que acordou e a hora que pretende dormir e ele mesmo calcula os horários, dentro desse intervalo, em que você deve beber água para conseguir alcançar a meta e emite o alerta. Quando beber água, não deixe de avisá-lo para que o aplicativo atualize a contagem.
Ele ainda contém uma tabela de frutas com a quantidade de água existente em cada uma delas. Assim, quando comê-las, também poderá abater da contagem.
Quem indica é a nutricionista Fernanda Amorim, do Centro Universitário Celso Lisboa.
‘TecnoNutri’
Um dos assistentes preferidos dos nutricionistas, o TecnoNutri ajuda você e o seu médico na gestão da sua alimentação.
Funciona assim: o aplicativo pede algumas informações pessoais como idade, sexo, altura e o peso ideal. Além disso, ele quer saber o que você deseja: perder peso? Ganhar massa muscular? Melhorar a alimentação? Tratar doenças?
Ele vai perguntar, também, se você faz algum exercício e com que frequência ou se é sedentário. Com base nessas informações, o TecnoNutri calcula seu Índice de Massa Corporal (IMC), a quantidade de calorias que você deve ingerir por dia e prevê o tempo para você atingir o objetivo que informou a ele. Além disso, o ‘app’ gera uma dieta com sugestão de cardápio para todas as refeições, indicando o número de calorias que você deve consumir em cada uma delas para alcançar o total do dia.
Possui uma tabela gigante com valores nutricionais dos alimentos, que inclui pratos como bisteca assada e macarrão com frango à milanesa, além de refrigerantes, sucos, frutas, legumes, verduras, produtos industrializados e mais.
A maioria dos especialistas entrevistados indicou este aplicativo: Pedro Assed, pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares da PUC-Rio; a nutricionista funcional Luciana Harfenist; e a nutricionista Sofia Sesti, da Unimed Costa Oeste.
3 ‘Seven’
Sete minutos de exercícios diários, em forma de circuito, tão em voga, é o que propõe este aplicativo. Apenas sete. E a proposta tem fundamento: estudos afirmam que poucos minutos de treinamento, usando sua capacidade máxima nos exercícios, trabalha os músculos em níveis comparáveis aos de várias horas correndo ou andando de bicicleta. Isso mesmo!
É muito fácil de manusear. Você informa qual parte do corpo deseja trabalhar e quanto tempo tem para isso. Conforme você vai usando o aplicativo, novos exercícios e tempos vão sendo desbloqueados. Como se fosse avançando de fases.
Antes de apertar o “Start”, esteja preparado. O aplicativo gera um circuito com vários exercícios para você reproduzir ali, rapidinho, naquele curto espaço de tempo que tem disponível para isso. Pensa que sete minutos são poucos? Está enganado! O ‘Seven’ vai fazer você suar!
Só fica faltando uma prévia dos exercícios a serem executados, antes de começar a contagem do tempo, para que pudéssemos providenciar os objetos que pede. Por exemplo, cadeira, para uma sequência de sobe e desce.
‘My fitness pal’
Semelhante ao “TecnoNutri”, o “My fitness pal” funciona como um contador de calorias e uma rede social para quem quer encontrar pessoas que também buscam uma vida saudável.
Ele pergunta a sua meta (quer perder peso, manter o peso ou engordar), quantos quilos você quer perder, se você é sedentário ou faz exercícios e com que frequência, sua altura e seu peso atual. Com essas informações, ele sugere uma meta semanal de perda de peso e passa a controlar a sua ingestão de alimentos, calculando as calorias de cada refeição.
É capaz de avaliar a condição física do paciente e indicar as necessidades nutricionais e os exercícios físicos ideais para aquele perfil genético. Ele mostra qual tipo de exercício a pessoa tem que fazer, se de força ou aeróbico, e o tempo médio indicado.
Um outro ponto é quanto ao tipo de alimentação ideal (“Baixo teor em gordura”, “Baixo teor em carboidrato”, “Mediterrânea” ou uma “Dieta balanceada”), mostrando as proporções adequadas para serem ingeridas diariamente.
Quem indica é a nutricionista Marcela Mello da Clínica Camila Caitano, de Piracicaba, e a geneticista Lia Kubelka, do Biogenética.
5 ‘Target Weight’
É um aplicativo complementar ao programa de emagrecimento. O usuário poderá marcar os pesos após cada consulta e alimentar informações para formar uma gráfico com a sua evolução – ganho ou perda de peso – na linha do tempo.
O aplicativo serve para que o paciente perceba a semana em que ele evolui bem ou aquela semana em que sai muito do plano alimentar. Os gráficos ajudarão na conscientização de como o seu metabolismo funciona.
Mas não pode esquecer: para obter os benefícios desses aplicativos é fundamental o acompanhamento de um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...